sábado, 12 de maio de 2012


Assertividade> é a habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). Ser assertivo é dizer "sim" e "não" quando for preciso.

Pessoas com comportamento mais assertivo sentem menos ansiedade, tem maior grau de internalidade segundo o critério de locus de controle de Levenson e melhor autoestima. Conviver com pessoas assertivas também aumenta a auto-estima e diminui a agressividade.

Parte da terapia analítico-comportamental, não trabalha com medicação e por isso causa sérios danos ao paciente e para melhorar as habilidades sociais devem trabalhar em conjunto com a psiquiatria para obter melhores resultados e diminuir e melhorar resultados a curto prazo envolvendo assim um treino mais completo de  assertividade. Segundo um estudo, para esse treinamento a técnica mais eficaz foi praticar esse comportamento assertivo em consultório com o terapeuta modelando esse comportamentos de acordo com a terapia racional, uma técnica da terapia cognitivo-comportamental . Porém esse treino está sendo usado e pesquisado como uma forma de lidar com a agressividade enquanto o treinamento de emitir comportamentos de amor e carinho assertivamente está sendo negligenciado.

É uma habilidade valorizada no meio profissional sendo ocasionalmente testada em processos de seleção e treinamento. Pode ser avaliada usando a Escala de Assertividade Rathus.

Um treino de assertividade eficaz possível é o de pedir ao paciente para planejar reações assertivas a situações nas quais ele tem dificuldade de reagir e emparelha-las com o reforço positivo posterior,porem a casos que é preciso introduzir medicação porque o paciente não cosegue resultado positivo e fica anos sofrendo e perdendo qualidade de vida.